Como conservar alface por mais tempo na geladeira

Conservar alface

Uma das verduras favoritas na mesa dos brasileiros, o alface – apesar de bom – é difícil de lidar. Se você tem uma família ou mora sozinho, entende a dificuldade em manter este alimento fresco ou ao menos evitar que ele fique murcho. Isso acontece porque o alface é um vegetal muito sensível, mas vamos dar algumas dicas para conservar o alface por mais tempo para que ele continue inteiro e crocante mesmo após alguns dias na geladeira.

Estas dicas servem para outras folhas também, como rúcula, agrião, espinafre e hortelã. O espinafre, por exemplo, dura ainda mais. Apesar de ter um pouco de trabalho, o processo vale a pena quando você desejar uma folha de alface para preparar algum prato e encontrar as folhas ainda frescas na geladeira.

O primeiro passo é higienizar as folhas. Isso é importantíssima para a melhor conservação das folhas de alface porque retira todos os microorganismos que acelerariam a decomposição das folhas – as partes marrons ou “queimadas”. Para isso, retire cada folha do alface e as mergulhe em uma solução de 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (2,5%) para 1 litro de água (caso você não queira fazer a mistura, há no mercado soluções prontas para limpeza de folhas). Deixe de molho por aproximadamente 30 minutos e após este tempo, retire e lave as folhas separadamente em água corrente.

E uma dica: muitas pessoas acreditam que o substituir o hipoclorito de sódio (ou solução pronta) por vinagre é o suficiente, mas nutricionistas garantem que o vinagre não tem poder de limpeza e não é suficiente para eliminar os microorganismos, sendo esta “receita” um mito.

Alface americana

Agora que as folhas estão limpas, o próximo passo é seca-las bem, seja com papel toalha, pano de prato ou secador de saladas. Depois, pegue um pote que caiba as folhas sem amassar e forre-o com papel toalha. Coloque um par de folhas e coloque outro papel toalha. Continue o processo, fazendo “camadas de alface” com papel toalha entre as camadas. Isso serve para retirar a umidade restante e não deixar muitas folhas se tocando, fazendo com que o alface seja conservado.

Ao finalizar, coloque mais um papel toalha acima das folhas do topo e feche o pote. Coloque na geladeira bem fechado na região mais baixa da geladeira – geralmente na gaveta – onde ficam os outros vegetais.

Como conservar alface

Há pessoas que prefiram conservar o alface inteiro, neste caso, enrole todo o “pé” do alface em papel toalha e coloque em um saco plástico tipo “zip”, retirando a maior quantidade possível de ar e fechando bem. Novamente, guarde na parte de baixo do geladeira, mas longe de alimentos que aceleram o amadurecimento (como maça, cebola, banana, etc).

Seu alface deve durar de 4 a 7 dias a mais que o normal, permitindo que não haja desperdício do alimento e que você sempre tenha uma folha bonita e crocante para comer em sua salada. Vale ressaltar que estas dicas servem para qualquer tipo de alface.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *