Qual a distância entre o Sol e a Terra?

Distância entre Sol e Terra

Você já parou pra pensar como seria a vida terrestre sem o Sol que nos aquece todos os dias? Na verdade, não existiria vida, mas caso fosse possível, imagina o quão ruim seria, ainda mas para nós que habitamos um país tropical. O Sol é importantíssimo para nós seres vivos, mas você já imaginou que a luz e o calor que chegam até nós têm que viajar por muito tempo? É por isso que hoje responderemos qual a distância entre o Sol e a Terra em quilômetros, para você ter uma noçãozinha básica de como estamos longe dessa gigante estrela.

A resposta é bem simples: a distância média é de 149.597.870,691 km, ou basicamente 149.5 milhões de quilômetros – ou 500 segundos-luz. Mas você reparou que eu disse MÉDIA? Isso porque esse valor muda, graças ao efeito da translação de nosso planeta, que é aquele movimento em volta do Sol, isso faz com que às vezes nosso planeta esteja mais perto e às vezes mais longe do Sol.

Para sanar sua curiosidade, podemos dizer que a maior disância é de 151.5 milhões de quilômetros (no Afélio), a menor (no Periélio) é 146.5 milhões de quilômetros, e portanto a média é 149.5 milhões de quilômetros. Acho que não da pra ir andando, né?

É interessante também deixar claro que essa distância entre o Sol e a Terra leva um nome ciêntífico para facilitar o estudo. O nome dado é Unidade Astronômica, e você encontrará com bastante frequência este nome caso esteja estudando por livros.

Distância entre Sol e Terra

Para explicar o cálculo, podemos pensar de um jeito outro jeito, usando a Lua (a Lua da Terra) para fazer uma espécie de regra de 3. Veja bem: sabemos que a disância entre a Terra e a -nossa- Lua é de 300 mil quilômetros e a luz demora 1 segundo para percorrer tudo isso, logo, a velocidade da Luz é próxima de 300 mil km por segundo.

Agora levando em consideração que a luz que vem do Sol demora 500 segundos para chegar a Terra, sabemos dizer que a distância entre o Sol e a Terra é de aproximadamente 149.5 milhões de quilômetros.

Acima você confere um vídeo mostrando como o Sol é gigantesmo, ainda mais próximo a Terra – que já achamos gigante. Diga sua opinião nos comentários deste artigo e deixe-nos saber se você gostou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *