Ouro Arranha? Descubra se é Normal Ouro Verdadeiro Arranhar

Ouro arranha

Para qualquer um que tenha uma joia de ouro a muito tempo, vê-lo com um risco já é motivo de grande preocupação. Não somente pelo apego afetivo, mas também porque você provavelmente comprou a peça com a certeza de que era original – e pagou por isso. A dúvida sobre a veracidade do metal logo vem a nossa mente. Afinal, ouro arranha de forma visível?

A resposta é: sim, ouro arranha e risca, mas não de uma forma fácil ou corriqueira. Para arranhar ouro é necessário muito empenho ou, simplesmente, muito tempo. O ouro é um metal precioso muito valioso, mas isso não evita que o mesmo não sofra com a ação do tempo, principalmente se você usa a joia no corpo o tempo todo, como um colar, por exemplo.

O ouro verdadeiro arranha em contato com milhares de coisas se a exposição for grande o suficiente. Como praticamente qualquer coisa na natureza, há desgaste físico. Neste artigo mostraremos itens que podem danificar sua peça e você com certeza não esperava.

Vai a praia? Tire do corpo qualquer peça de ouro. A areia é um agente desgastante do ouro. É óbvio que a exposição tem que ser grande, mas muitas vezes você vai pra casa com areia no corpo e esta acaba por gerar atrito constante na joia – mesmo por pouco tempo, pode ser suficiente para risca-la, em vista de que a areia é muito fina e dura.

Entrar na água do mar para limpar-se pode prejudicar outras joias, mas não arranha o ouro. Apesar de não ser recomendado pela água salgada ser corrosiva (e poder danificar outras jóias), se for essa sua única alternativa, faça-a. Ao chegar em casa, lave a jóia com água e sabão neutro para não arranhar o ouro e aumentar o tempo de vida de sua peça.

Cremes para o corpo podem escurecer peças de ouro. Por isso, ao usar produtos corporais, evite passar pelas suas jóias de uso. Não há necessidade de não passar nas áreas do corpo em que se há contato com a jóia, apenas tenha mais cuidado e passe menor quantidade.

Anel de ouro arranhado

Como arrumar ouro arranhado

O ouro é um metal precioso muito valioso, mas requer cuidado para que tenha uma longa vida sem riscos. Cuide bem de sua jóia para mante-la para sempre. Em caso de sua peça já ter sido arranhada, não é necessário desesperar-se.

É muito simples polir peças de ouro, sejam colares, alianças, anéis, etc. Se você está com o orçamento apertado, pode-se usar borracha escolar ou creme dental. São itens do dia a dia que ajudam a dar vida nova a sua peça.

Caso você tenha condições, recomenda-se usar o produto ‘Limpa ouro Monzi’, que custa R$ 20 e cumpre sua função. Sendo um produto mais sofisticado e químico, é necessário ler atentamente as instruções de uso no verso da embalagem.

Além disso, é sempre possível levar seu ouro arranhado para uma joalheria para um polimento profissional e analítico. O custo fica em torno de R$ 50 para peças simples, mas o orçamento pode variar bastante de estado para estado. Se você ainda tem dúvidas da veracidade de sua peça, veja nosso artigo como saber se ouro é falso ou verdadeiro e tenha certeza.

Um comentário

  1. Samira Oliveira disse:

    Adorei as dicas, sou apaixonada por jóias e ainda mais jóias em ouro. Sempre levo para polir meus anéis e colares :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *