Regras do Futebol Americano

Regras do futebol americano

Este é um jogo muito pouco falado e difundido no Brasil, mas o Futebol Americano já chama a atenção de inúmeros adeptos, inclusive existindo ligas estaduais e federais, campeonatos e até uma seleção nacional. Muitos relacionam este esporte a violência, mas não é só de força que o futebol americano precisa,  também é necessário inteligência por ser um esporte extremamente estratégico, exatamente por isso, as regras são muito extensas e repleta de detalhes, esse artigo lhe trará uma noção básica do jogo, para que possa entender melhor e assim, passo a passo aprender e dominar todas as técnicas e detalhes.

Em poucos parágrafos, iremos te explicar os deveres de um jogador para seguir as regras do Futebol Americano a risca, pois só assim há chances de crescer dentro de campo. Acompanhe também as imagens que exemplificam o que está escrito.

Futebol americano é um jogo baseado em conquista de território inimigo, nesta guerra, em cada equipe três times se destacam: o time defensivo, o time ofensivo e o time de especialistas, este último com jogadores preparados para funções específicas, como chutar ou segurar, são os chamados Kicker, Holder ou Punter, enquanto o primeiro chuta ao chão em lances iniciais (kickoff) e de gol, os chamados Field Goal e Extra Point, enquanto o segundo segura a bola ao chão na posição correta para o chute, as cordas da bola devem estar viradas para fora, e então, o terceiro chuta bolas direto das mãos em lances de devolução de bola (punt), este que deve ser lançado o mais longe possível para dificultar a descida do adversário. A descida é como se chama os “downs” que constituem o ataque.

Regras: ataque

O time ofensivo tem quatro chances de descer dez jardas (9,144 metros), no quarta descida eles podem chutar ao gol em formato de Y e converter o Field Goal ou tentar completar a descida, em caso de êxito eles começam novamente a descida de mais 10 jardas até alcançar a End Zone, que é a linha final, após cem jardas (91,44 metros) do início do campo, onde convertem o Touchdown (maior pontuação, consagração da descida), ou caso falhem é necessário a devolução através do punt, onde a outra equipe começara então sua descida ofensiva. Enquanto o time ofensivo ataca, o time defensivo adversário está em campo e quando a posse da bola inverte e ambos os times são trocados, quem atacava defende, e vice versa. Cada equipe atua com onze jogadores em campo, um time de futebol americano ao todo costuma ter até oitenta atletas, entre especialistas e reservas, não só por ser um jogo de muitos choques e contusões, mas que também exige muita preparação física, por ser longo, cerca de duas horas, oficialmente jogados sessenta minutos, divididos em quatro quartos, com uma maior paralisação no intervalo do primeiro para o segundo tempo.

Regras: pontuação

As pontuações são: a de Touchdown, de 6 pontos, concluído este, o time pode converter mais um ou dois pontos, que é chutando o Extra Point equivalente a 1 ponto, ou descendo, em uma tentativa única, buscando 2 pontos. Quando não é convertido o Touchdown e o time ofensivo não quer devolver a bola, eles podem tentar na quarta e última descida o Field Goal, que representa 3 pontos. Além destes também existe o Safety, que vale 2 pontos, convertido quando o jogador ofensivo adversário é derrubado ou sai pela própria End Zone.

Regras: defesa

As jogadas de descida são armadas na linha de scrimmage, onde as equipes alinham-se frente a frente, em posições estratégicas que variam muito, a jogada inicia com um snap realizado, entre as pernas, pelo Center ao Quaterback (lançador). Sempre se dá início à próxima descida com a bola na mesma linha que a outra jogada terminou. Basicamente ninguém pode passar a linha de scrimmage antes do Center mover a bola, se o ataque passar antes, a falta é chamada de False Start (punição de 5 jardas) e . A equipe tem o direito de conversar entre descidas, normalmente em círculos para conferências e acertos de ataque e defesa, chamados Huddle, que tem o tempo limitado de 40 segundos para iniciar a jogada, podendo ser penalizado caso seja ultrapassado, é o Delay of game, punição de 5 jardas.

As faltas podem ser cometidas a qualquer momento e fazem muita diferença no jogo, e as penalizações são aplicadas em jardas, no caso de ser favorável ao ataque, a punição vem no avanço de jardas relativas ao tipo de falta, no caso de favorecer a defesa, a punição vem no retorno de jardas também relativas ao tipo de falta. Existem punições específicas ao ataque e existem punições específicas à defesa, assim como existem punições que valem para ambos os times; punições essas que começam com 5 e podem ir até 15 jardas, dependendo do nível da falta, estas marcadas na partida pelos árbitros que lançam the Yellow Flag, a bandeira amarela, que invalidam a jogada e levam a punição devida.

Futebol americano e as regras

Futebol americano e as regras

Neste artigo estão algumas dicas para começar a entender as regras do futebol americano, porém a melhor dica é estudar mais detalhes das posições e estratégias, e também as penalidades, que é o que mais influencia o resultado dos jogos, assim como no futebol soccer, paixão nacional, o football tem bastante regras, é bem rigoroso e criterioso quanto ao cumprimento destas – então não tente fazer algo achando que o árbitro não irá ver, pois um detalhe importante que o football é melhor em relação ao soccer, é que no football se um técnico não concorda com a decisão do juiz, ele joga a Red Flag (bandeira vermelha) e pede revisão da jogada, para isso ele perde um tempo técnico, mas o árbitro tem acesso à gravação na TV e pode rever detalhadamente a jogada, como se estivesse em casa acompanhando um replay, o que não acontece no futebol brasileiro e gera tanta polêmica.

Foto: Vlastula

18 comentários

  1. cristiane disse:

    esse jogo e muito chato.

  2. aff disse:

    so to vendo isso por causa da escola

  3. Rafael disse:

    muito bom, agora sim realmente entendi o futebol americano!!! muito bom assistir esse jogo

  4. Lucas disse:

    Finalmente agora eu entendi o fut americano e descobri q é mto loko…Vlew as regras ‘

  5. Bosta Joao disse:

    gostei

  6. Anna Belle disse:

    eu adorei todas essas regras miuto divertidas!!!!!!!!! kkkkk zica da balada!!!! hahahaha!

  7. suzana disse:

    nossa fácil

  8. marcelle disse:

    as regras sao aquelas que estao escrito:regras de futebol americano ?

  9. MaGnUm disse:

    Gostei muito destas explicaçoessssss.. Tava precisando mesmo saber… Vlw

  10. anonima disse:

    parabens pelo blog, foi o primeiro com o tema do futebol americano completo!
    comprei o jogo e queria aprender a jogar, graças a vc e seu blog estou entre aspas, mandando bem…..

  11. PUAN disse:

    Muito bom mesmo, bem explicativo. Parabéns.

  12. tassiana barcellos machado disse:

    essa explicaçao é otimo eu adoro futibol americano nao por que sou menina que devo so ficar na frente de um espelho nao eu amo esportes e desfios adorei esse jogo e vou levar para minha escola obrigada por esse trabalho otimo de voces

  13. weder frankys ziral de ghutas disse:

    eu joogo futebol amerikano e posso fala que e muito loko
    meu time e os aguias dourados

  14. Andre disse:

    valeu pelo artigo!

  15. Rubem disse:

    Ótimas regras para o entendimento,parabens, obg, Rubem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *