Solstício de Inverno 2012

Solstício de Inverno

Solstício de inverno é um fenômeno astronômico usado para marcar o início do inverno, ele ocorre normalmente no hemisfério sul por volta do dia 21 de junho e no hemisfério norte por volta do dia 22 de dezembro. Estas datas simbolicamente eram associadas aos aspectos do nascimento e do renascimento, uma data de muita importância às diversas culturas antigas, que geralmente realizavam celebrações e festivais ligados às suas religiões. A palavra solstício vem do latim sendo sol e sistere (que não se move).

Para os chineses o solstício é onde se comemoram a passagem de ano, é considerada uma data de muita importância. Na Roma antiga havia seus festivais populares onde comemoravam a saturnália em homenagem ao Deus Saturno. O Deus Persa Mitra que nasceu durante o solstício era muito comemorado pelos romanos. Divindades ligadas ao sol eram celebradas também no solstício, sendo que a igreja católica na tentativa de cristianizar os festivais pagãos, há indícios de que a data de 25 de dezembro foi escolhida para representar o nascimento de Jesus Cristo, já no século IV há indícios de que Jesus não nasceu no inverno.

Esta data é revivida na celebração do Sabbat Neopagão Yule, revivendo antigas tradições religiosas dos povos europeus pré-cristãos, tinham grande ligação com essa data, os monumentos eram construídos de forma a estarem ao pôr do sol no solstício de inverno e nascer do sol no solstício de verão.

Solstício de Inverno O que é?

Solstício de Inverno em 2012

Na linha do Equador a duração dos dias é fixa ao longo das estações do ano com 12 horas de luz e 12 horas de noite, desse modo o solstício de inverno 2012 nessa linha não podem ser obtidos através de dias ou noites mais longas, podendo ser vistos através do dia que o sol atinge a menor elevação no meio dia local.

Nas linhas dos Trópicos de Câncer e Capricórnio os solstícios de verão coincidem com o único dia do ano em que os raios solares incidem verticalmente.

Nas linhas dos círculos Polares Ártico e Antártico os solstícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas considerando a estação do ano verão ou inverno.

 

CategoriasSem categoria

Uma resposta para “Solstício de Inverno 2012”

  1. flavio alberto disse:grande aligera inunda agora o meu cora o porque descobri o vosso site, sem mais delongas agrade o-vos por aceitarem o chamado de cristo usando a vossa voz e talento para expandir a mensagem nos quatro cantos do mundo, escrevo direitamente de Luanda capital de angola. por aqui a vossa musica tem operado varios milagres como pessoas se convertendo e alguns que ja estavao fora da igreja estao voltando. tambem tem inspirado muitos jovens a formarem ministerios de louvor. Convido-vos a visitar o blog do nosso minist rio Projectocrystal.blogspot.com. Se por ventura eu nao conseguir vos ouvir um dia c na terra por favor pe o que o grupo cante l nos c us e de certeza que vos farei lembrar desta mensagem . Desejo-vos muito sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *